A família não é um problema!
11/09/2018 08:05 em Formação

Ninguém se casa porque encontrou um problema para resolver, se casa porque encontrou algo grande e bom: o amor!

 

Olá, Amigos da Rádio Vaticano.

 

No programa anterior havíamos falado que o Evangelho gera alegria em família porque Cristo, aquele que nos proclama o Evangelho e que é a boa-notícia, habita em nossa casa. Descobrir a presença de Jesus na família é, reafirmo, a alegria da família. Hoje, quero convidar você para uma mudança de olhar sobre a família, é um convite de conversão do nosso modo de pensar «família». A família não é um problema! E Jesus não veio resolver problemas, veio para nos da uma vida nova em abundância e tudo joga no acolher ou rejeitar essa vida nova.

 

Ataques contra a família

Os ataques contra a família, instituída segundo a vontade de Deus, no atual ambiente cultural  às vezes nos leva acreditar - quase meio sem querer - que esta é um problema, é cheia de dificuldades e, por isso, quando falamos ou pensamos família tendemos a se concentrar nos problemas e obstáculos dela. Que a vida familiar no quotidiano tenha problemas, não se pode negar; contudo a vocação da vida em família é orientada para uma grandeza de vida: a felicidade e a santidade. Ninguém se casa porque encontrou um problema para resolver, se casa porque encontrou algo grande e bom: o amor!

A grandeza da família como dom e como bondade nasce do projeto de Deus revelado desde a criação. A escritura, no livro da Gênesis, proclama que Deus quando cria vê tudo com bondade:  «e eis que era bom», na criação do homem e da mulher, no entanto, a palavra diz: «e eis que era muito bom». O homem é a mulher são a muito boa criação de Deus. A escritura diz ainda mais, de toda a criação o homem e a mulher recebem uma benção para crescer, multiplicar e governar a terra. Amigos! Deus ao criar e unir o homem e a mulher não criou um problema, criou algo muito bom e abençoado segundo projeto de amor que ele deixou.

 

A dignidade de sacramento

Jesus, ao revelar a vontade de Deus aos homens, não nega instituição familiar, ao contrário,  a confirma e a eleva a dignidade de sacramento, apontando que a vida familiar não é para corações duros, e o que Deus uniu o homem não pode separar. A comunidade cristã, consciente do dom revelado por Deus e confirmado por Cristo, em especial no testemunho do Apóstolo Paulo, afirma que a família: É um mistério é grande! Nos últimos tempos a Igreja, no Concílio do Vaticano II afirmou e definiu a família como comunidade de vida e de amor.

Irmãos, a família não é um problema, não é palco de um campo de batalha. É dom de Deus, é vida, é amor é comunhão; para viver é necessário dizer sim ao projeto de Deus. Espero que você meu caro amigo, minha cara amiga possa meditar sobre o grande dom da família segundo o projeto de Deus para você que, certamente leva à felicidade e a santidade. No próximo encontro, falaremos como a família - que não é um problema - nos ajuda superar alguns desafios do mundo atual.

 

Padre Douglas de Freitas Ferreira - Cidade do Vaticano

Fonte: https://www.vaticannews.va/pt/vaticano/news/2018-08/padre-douglas-familia-nao-um-problema.html

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!